Rio de Janeiro,
HISTÓRICO
   ABBR na História da Medicina de Reabilitação
  ABBR na Linha do Tempo
  Depoimentos
   
INSTITUCIONAL
  Estatuto ABBR
  Governança
  Membros do Conselho
  Logomarca ABBR
  Relatórios e Balanços
  Premiações
  Inclusão Social
  ABBR na Midia
  Vídeo Institucional
  Visita a Instituição
  Licitações
   
CENTRO DE REABILITAÇÃO
Setores de Tratamentos
  Unidades de Tratamentos
  Centro de Medicina Esportiva
  Nossos Serviços
  Convênios e planos de saúde
   
OFICINA ORTOPÉDICA
  Órteses
  Próteses
  Calçados Ortopédicos
  Loja Ortopédica
   
CENTRO DE ESTUDOS
  Processo Seletivo
  Programas de Treinamentos
  Universidades conveniadas
  Pré-inscrições para editais
  Cursos
  Biblioteca
   
SOLIDARIEDADE À ABBR
  Como Contribuir
  Campanhas
  Voluntariado
   
COMO CHEGAR NA ABBR
   
FALE CONOSCO
   
ENGLISH

SETORES DE TRATAMENTO

Fisioterapia

 

 

O trabalho desenvolvido na fisioterapia visa à reestruturação, o desenvolvimento e/ou a conservação da capacidade física do paciente, possibilitando a sua reintegração no contexto social e profissional. A Instituição é referência no tratamento de pacientes com seqüelas de patologias traumato-ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, respiratórias, desportivas, oncológicas e posturais.

 

A equipe de fisioterapia atua juntamente com as demais equipes do Centro de Reabilitação tem por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo à melhoria da qualidade de vida.

 

Esta área funciona com 10 setores de tratamentos que oferecem a crianças e adultos uma diversidade de recursos terapêuticos, como: eletroterapia, termoterapia, cinesioterapia motora e respiratória, RPG, Pilates e terapia aquática.

 

 

Fonoaudiologia

 

 

A habilitação das funções estomatognáticas (mastigação, deglutição, sucção e respiração) ainda não adquiridas ou perdidas, assim como a estimulação e tratamento dos transtornos da fala e da linguagem são os principais trabalhos da fonoterapia infantil e adulta.

 

Musicoterapia

 

 

A terapia através da música vem sendo utilizada na ABBR há 43 anos. O método consiste na utilização de música e de elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) para facilitar e estimular a condição física, emocional, mental, social e cognitiva dos pacientes. O setor atende crianças e adultos.

 

Serviço Social

 

 

Responsável por avaliar os critérios sócio-econômicos para admissão de pacientes pelo convênio SUS. Também prepara as famílias para a auto-promoção e inclusão social, buscando a minimização das dificuldades decorrentes da vulnerabilidade social que a deficiência e a carência trazem consigo.

 

 

 

 

Terapia Ocupacional

 

 

A Terapia Ocupacional visa prevenir e tratar, adultos e crianças, com deficiência, déficit ou incapacidade física ou mental, temporária ou permanente, promovendo o restabelecimento e o alcance do seu máximo de funcionalidade e independência nas atividades de vida diária, vida prática, de lazer e de trabalho.

 

O uso de atividades propositivas, a adaptação de utensílios e de mobiliário, as mudanças nas demandas ambientais, as prescrições de órteses de membros superiores e o seu treinamento são exemplos de recursos utilizados por terapeutas ocupacionais.

 

Abrange seis setores: terapia ocupacional geral, terapia ocupacional de mão, laboratório de atividades da vida diária, terapia ocupacional infantil, órteses e adaptações em termomoldável e oficina terapêutica. Esta última tem como objetivo, através de atividades artesanais, trabalhar diversos aspectos, como: coordenação motora, preensão, memória e auto estima.

 

Psicologia

 

 

O apoio psicológico ao paciente adulto ou infantil durante o seu processo de reabilitação é fundamental para o sucesso do tratamento. O tratamento psicológico também envolve a família e pode ocorrer individualmente ou em grupo.

 

Estimulação Pedagógica

 

 

Crianças com comprometimento percepto-cognitivo frequentam a área de Estimulação Pedagógica a fim de prepará-las para o convívio social e a inclusão escolar.

 

 

 

Voltar
Rua Jardim Botânico, 660
Jardim Botânico, CEP 22461-000
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: #55 (21) 3528.6363
Fax: #55 (21) 3528.6398
Criação de Sites
©2011 ABBR - Todos os direitos reservados