Rio de Janeiro,
HISTÓRICO
   ABBR na História da Medicina de Reabilitação
  ABBR na Linha do Tempo
  Depoimentos
   
INSTITUCIONAL
  Estatuto ABBR
  Governança
  Membros do Conselho
  Logomarca ABBR
  Relatórios e Balanços
  Premiações
  Inclusão Social
  ABBR na Midia
  Vídeo Institucional
  Visita a Instituição
  Licitações
   
CENTRO DE REABILITAÇÃO
  Setores de Tratamentos
  Unidades de Tratamentos
  Centro de Medicina Esportiva
Nossos Serviços
  Convênios e planos de saúde
   
OFICINA ORTOPÉDICA
  Órteses
  Próteses
  Calçados Ortopédicos
  Loja Ortopédica
   
CENTRO DE ESTUDOS
  Processo Seletivo
  Programas de Treinamentos
  Universidades conveniadas
  Pré-inscrições para editais
  Cursos
  Biblioteca
   
SOLIDARIEDADE À ABBR
  Como Contribuir
  Campanhas
  Voluntariado
   
COMO CHEGAR NA ABBR
   
FALE CONOSCO
   
ENGLISH

NOSSOS SERVIÇOS - ESPECIALIDADES

SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA

 

HIDROTERAPIA (Fisioterapia Aquática)

O serviço possui piscina aquecida coberta, totalmente adaptada, que proporciona aos clientes relaxamento global com alívio das dores, melhora damobilidade, força e condicionamento, além da melhora da auto-estima. Fisioterapeutas especializados realizam a avaliação fisioterapêutica e traçam um programa individualizado com revisões sistemáticas durante o processo terapêutico

 

RPG - REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

A reeducação postural global é uma técnica que trata as desarmonias do corpo levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa.
Realizada exclusivamente por fisioterapeutas a técnica considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e trata de forma individualizadaos músculos que se diferenciam na estrutura.
É aplicada em todas as patologias que requerem fisioterapia: morfológicas, articulares, neurológicas, traumáticas, respiratórias e esportivas. Para alcançar um resultado positivo com este método, são necessárias sessões semanais, exceto em casos graves e individuais. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

 

PILATES FISIOTERAPÊUTICO

Método de exercício físico criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Integra corpo e mente através de movimentos fluídos, precisos, usando a respiração e a concentração.
Aplicado por fisioterapeutas capacitados, visando alivio das tensões edo estresse; redução das dores crônicas; melhora do condicionamento físico; aumento da flexibilidade, do alongamento, do tônus e da força muscular; melhora do equilíbrio, da concentração, da coordenação motora e da postura.

 

MEDICINA ESPORTIVA

É um setor onde são atendidos atletas amadores e profissionais ou qualquer pessoa que pratique alguma atividade física.
A fisioterapia esportiva visa reabilitar, prevenir e tratar as disfunções traumato-ortopédicas, reumatológicas e pós-operatório, de tal forma a promover o retorno à atividade.
Através da avaliação fisioterapêutica é traçado um tratamento individualizado, onde são usados diversos recursos fisioterapêuticos (cinesioterapia, mecanoterapia, eletrotermofoterapia, terapia manuale treino funcional com exercícios proprioceptivos, Kinesiotapping).

 

DRENAGEM LINFÁTICA CORPORAL

Tem o objetivo de diminuir o edema, atuar como coadjuvante no tratamento da celulite e no pré e pós cirúrgias plásticas.
Também empregado em gestantes, para alívio da sensação de peso e melhora da circulação sanguínea e linfática, promovendo relaxamento e diminuindo o edema, principalmente,nos membros inferiores.

 

MASSOTERAPIA

Consiste no tratamento através da manipulação manual dos tecidos moles do corpo com finalidade terapêutica. Pode ser aplicada em todo o corpo, tem como objetivo aliviar o stress e a tensão, diminuir dores musculares, reduzir quadros dolorosos e melhorar a circulação sanguínea promovendo a saúde e o bem-estar. De acordo com o objetivo é eleito uma técnica específica a ser usada.

 

QUICK MASSAGE

É uma massagem rápidacom duração aproximada de 15 min, feita com o cliente sentado em uma cadeira ergonomicamente projetada, em um ambiente preparado para potencializar o relaxamento.
Seu objetivo principal é o alívio das tensões do dia a dia, relaxamento muscular local e redução do estresse.

 

TERAPIAS MANUAIS

Sessões que utilizam diferentes métodos de tratamento como mobilização e manipulação articular, liberação miofascial, facilitação neuromuscular, mobilização neural, etc. (Mulligan, Maitland, Osteopatia, estabilização segmentar, crochetagem e kinesiotapping)
Tem como objetivo aumentar a flexibilidade dos músculos, cápsulas, ligamentos, tendões e nervos, prevenir ou reduzir aderências e inflamações locais, promover melhora na lubrificação e na mobilidade destas estruturas; auxiliar no equilíbrio do sistema nervos e como consequência aliviar a dor e os sintomas associados.

 

 

REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA( Fisioterapia Respiratória)

Presta atendimento fisioterapêuticoa pacientes com doenças respiratórias obstrutivas ou restritivas, no pré e pós- cirúrgico de cirurgias abdominais e torácicas, com sequelas de doenças neurológicas e pacientes oncológicos que necessitem ou não de atendimento de equipe multidisciplinar.
Após anamnese e exames de avaliação física-funcional respiratória são traçadas as condutas terapêuticas de acordo com a patologia de base e suas complicações. O setor disponibiliza os seguintes recursos: nebulização, aspiração, cinesioterapia, condicionamento pulmonar, ventilação não invasiva, aparelhos de condicionamento físico e pulmonar e suporte de oxigênio.

 

 

 

 


SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL

 

TERAPIA DE MÃO

Este serviço funciona comterapeutas ocupacionais especializadas  em Terapia de Mão, que utilizam os meios necessários para recuperação funcional do paciente.
O terapeuta de mão é o profissional adequado para o tratamento das lesõesrelacionadas ao membro superior, essencialmente na área de ortopedia, traumatologia, reumatologia e pré e pós - operatório de cirurgia de mão.
Principais técnicas utilizadas:
Treino funcional, reeducação sensorial,tratamento de cicatrizes, terapia compressiva,economia articular,  atividades terapêuticas, indicação de dispositivos de compensação (adaptações) e órteses confeccionados sob medida, orientações e treino do paciente para o retorno  às atividades cotidianas, trabalho , lazer e esporte, educação e prevenção.


Indicações:

 Pré e Pós- operatório de cirurgia de mão
 Lesões Traumato-ortopédicas
 Neuropatias
 Doenças Reumatológicas (artrose e artrites)
 Doenças Osteoarticulares relacionadas ao trabalho – DORT
 Tendinite, bursite, sinovites
 Lesões de Nervos Periféricos

 

SALA DE REABILITAÇÃO COGNITIVA

A terapia é direcionada ao público que apresentaalterações cognitivas  decorrentes de  lesões crânio encefálica como: traumatismo, tumor, acidente vascular cerebral, doença de origem dismielinizante e doenças demenciais  relacionadas ao envelhecimento ou ao uso de álcool e drogas.
O terapeuta ocupacional realiza o treino funcional baseado na reaquisição de habilidades perdidas ou indicação de estratégias compensatórias e utiliza como recurso, tarefas que envolvam cognição com simulação de situações reais de vida, podendo ter auxílio de programas de computador.
Antes de iniciar o tratamento o paciente é submetido a testes específicos para avaliar os componentes cognitivos, que são: atenção, concentração, percepção, orientação, memória, resolução de problemas, abstração, julgamento, raciocínio lógico e automonitoramento. Após o diagnóstico definido dadisfunção cognitiva, é traçado o programa de tratamento, onde o paciente tem a possibilidade  de realizar a  simulação de atividades reais em ambiente protegido para posteriormente experimentar  as atividades  em ambiente real.

 

ADEQUAÇÃO POSTURAL EM CADEIRAS DE RODAS

Consiste na avaliação antropométrica ( medição das estruturas corporais ) e da função na postura sentada , para a seleção da cadeira de rodas mais indicada às necessidades do paciente, levando em consideração a patologia, a idade, as alterações do aparelho musculoesquelético, o estilo de vida e as atividades desenvolvidas.
O serviço conta com alta tecnologia para adaptação de assentos e encostos com sistema digitalizado, desenvolvido de forma personalizada em parceria com a empresa Digitis Brasil.
O SistemaDigitalizado pode beneficiar pacientes com alterações posturais importantes, tais como: escoliose, hiperlordose, hipercifose e luxação de quadril. Sua principal função é prevenir a progressão das alterações posturais e deformidades, principalmente de quadril e coluna vertebral. Os benefícios vão além do conforto e são percebidos na melhora da capacidade respiratória, alívio de pressão no assento, entre outros.

 

 

 

GAITTRAINER

Esteira ergométrica que fornece feedback visual e auditivo facilitando a auto correção do padrão de marcha. A velocidade da marcha, o comprimento e a simetria do passo (tempo de apoio em cada membro inferior) são continuamente fornecidos permitindo a correção da passada, da distribuição do peso e da velocidade da marcha por parte do fisioterapeuta e paciente.

 

TREINO DE MARCHA COM SUPORTE DE PESO (UNWEIGHTING SYSTEM)

Este recurso de terapia locomotora sustenta parcialmente o peso do paciente. A suspensão permite o deslocamento vertical durante as passadas podendo suportar até 70% do peso corporal.
Os fisioterapeutas otimizam os componentes cinéticos e temporais da marcha. O objetivo é facilitar os inputs sensitivos relacionados à marcha com um padrão rítmico e recíproco, sem as demandas necessárias para a estabilidade postural e descarga de peso, facilitando o treino de marcha em pacientes com sequelas neurológicas.

 

REALIDADE VIRTUAL: GAMETERAPIA WII

Os jogos que utilizam realidade virtual são tecnologias úteis que permitem a interação do usuário em três dimensões em cum cenário gerado pelo computador, ativando os neurônios em espelho. Essa modalidade de terapia permite uma observação interativa dos movimentos do avatar na tela, facilitando a reabilitação motora e cognitiva promovendo a recuperação de forma lúdica nos adultos e crianças.

 

VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA COM PRESSÃO POSITIVA

Modalidade de suporte ventilatório parcial indicado para pacientescom insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
Tem como objetivosa diminuição do trabalho respiratório, o repouso dos músculos respiratórios, a melhoria das trocas gasosas e, nos doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a diminuição a auto-Peep (positive expiratoryendpressure).

 

 

 

TERAPIAS INTEGRADAS

 

ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA

Quem somos: Pedagogas/Psicopedagogas especializadas em atendimento a crianças com: Paralisia Cerebral /  TDAH / Autismo / Síndromes DIversas
Estimulação Pedagógica: Atendimento a crianças com comprometimento percepto- cognitivo a fim de prepará-las para o convívio social e a inclusão escolar.
Pedagogia Especializada: Estimulação global com crianças na fase da pré-escola com orientação ao responsável.
Psicopedagogia: Mediar o processo de aprendizagem de quem se encontra impossibilitado de faze-lo e resgatar o prazer de aprender.

 

FONOAUDIOLOGIA

A atuação da Fonoaudiologia visa prevenir, detectar e auxiliar na solução de problemas que envolvam alterações de voz, fala, linguagem, audição, aprendizagem e alimentação.
Nesta instituição, o Setor de Fonoaudiologia oferece: Avaliação; Orientação; Terapia.
E as áreas de atuação são:
Voz:atua na promoção da saúde vocal, no tratamento dos distúrbios vocais (disfonias), e no aperfeiçoamento e na estética vocal, especialmente de profissionais da voz, tais como, cantores, atores, professores, locutores, telefonistas;


Linguagem e fala: atua tanto na habilitação de crianças com atraso de linguagem e/ou fala quanto na reabilitação de pessoas que a adquiriram e a perderam ou passaram a apresentar algum distúrbio. Trabalha também em casos de trocas de sons na fala e gagueira;


Leitura e escrita: trabalha com pacientes que apresentam dificuldades de aprendizagem, dificuldades de leitura e/ou trocas na escrita;


Motricidade orofacial:trabalha a musculatura da face, da boca e da língua a fim de corrigir problemas relacionados à sucção, à mastigação, à deglutição, à respiração, à fala e a desordens temporomandibulares.


Disfagia: trabalha na prevenção, na habilitação e na reabilitação da deglutição; auxilia pacientes com dificuldades de mastigar ou engolir os alimentos.

Dificuldades na aquisição da linguagem e/ou da fala;
Dislalia (trocas na fala);
Disfluência (gagueira);
Disartria (alterações na fala causadas por lesão neurológica);
Afasia (alterações na linguagem expressiva e/ou compreensiva devido à lesão neurológica);
Disfonia (alterações vocais causadas pelo uso incorreto da voz ou por alguma lesão nas pregas vocais);
Presbifonia (alterações vocais decorrentes do processo normal de envelhecimento);
Aprimoramento vocal (impostação vocal e orientações de saúde e higiene vocal);
Dificuldades de aprendizagem;
Dislexia (transtorno específico de leitura);
Disortografia (trocas na escrita);
Alterações de motricidade oral (deglutição atípica e/ou adaptada, respiração oral, paralisia facial, desordens temporomandibulares);
Disfagia (dificuldades na deglutição).

 

 

 

MUSICOTERAPIA

 

Musicoterapia e Autismo – A utilização da música e seus elementos em um processo de comunicação não-verbal possibilitando a expressão de sentimentos e ampliando sua interação com o mundo.
Musicoterapia e Alzheimer – A percepção,a sensibilidade, a emoção e a memória para a música podem sobreviver até muito tempo após todas as outras formas de memórias terem desaparecido.

 

PSICOLOGIA

- Psicoterapia
- Neuropsicologia
- Psicopedagogia Clínica
- Orientação Vocacional

 

Psicoterapia:
  A psicoterapia trata os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, pânico, entre outros problemas de saúde mental. O setor de psicologia da ABBR atende crianças, adolescentes, adultos e idosos (particulares e convênios) por equipe especializada.


Neuropsicologia:
  O serviço de neuropsicologia da ABBR atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em avaliação e reabilitação neuropsicológica.
Avaliação Neuropsicológica:
  São investigados os diferentes processos cognitivos (memória, atenção, percepção, funções executivas, raciocínio lógico ,praxia e linguagem), além do humor e do comportamento.
Reabilitação Neuropsicológica:
  A reabilitação neuropsicológica visa a recuperação ou compensação de alterações cognitivas decorrentes de lesão ou alteração funcional do cérebro a fim de promover a qualidade de vida e a inserção social do paciente.


Psicopedagogia Clínica:
Atende crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem (dislexia, TDA/H, transtornos de aprendizagem, entre outros).


Orientação Vocacional:
O serviço de orientação vocacional visa facilitar o processo de escolha ocupacional e oferecer ao indivíduo condições para formação de uma identidade profissional. O trabalho pode ser conduzido tanto de forma individual, como em grupo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   
Voltar
Rua Jardim Botânico, 660
Jardim Botânico, CEP 22461-000
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: #55 (21) 3528.6363
Fax: #55 (21) 3528.6398
Criação de Sites
©2011 ABBR - Todos os direitos reservados