-  Processo realizado pelos profissionais da ABBR

A ABBR pauta pela transparência a sua relação com órgãos governamentais, privados, sociedade, empregados e seus pacientes.

 

A ABBR adota uma calendário anual previsto no Estatuto com reuniões do Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo e Assembléia Geral.

 

A Instituição mantém sua escrituração contábil de acordo com as normas vigentes, utiliza os serviços de uma auditoria externa e divulga suas ações em relatórios, quadros de avisos internos, página na internet (site) e publicação anual em jornal.

 

Funciona também na ABBR, um serviço de Ouvidoria - Um canal de comunicação com o público e pacientes.

 

Em 2005, deu-se continuidade ao processo de sua reorganização.

 

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA
A Reforma do Estatuto ABBR, em 12/08/99, foi o primeiro passo para a mudança organizacional.

 

No decorrer do ano 2000, estabeleceu-se o planejamento. Priorizou-se o controle e o cumprimento das metas estabelecidas para o saneamento financeiro, reestruturação organizacional técnica e administrativa.

 

Introdução de uma gestão profissional, transparência nas ações, planejamento para as metas ABBR.

 

Nos anos 2001 e 2002, iniciou-se o estudo do cenário encontrado e incorporou-se a preocupação com a estratégia, análise das mudanças no ambiente interno para alcançar o ambiente externo. A implementação da estratégia foi alinhado com os “parcos” recursos financeiros para as mudanças.

 

A visão sistêmica do alinhamento da nova filosofia organizacional foi interrompida no ano 2003.

 

Contudo, mesmo à frente da falta de recursos financeiros, foram aproveitados os resultados qualitativos alcançados e houve uma significativa melhora do desempenho da instituição, comparando-se com o “caos” administrativo e financeiro encontrado em setembro de 1999.

 

DIRETRIZES
Foram estabelecidas as diretrizes: visão, missão e valores.

 

AMBIENTES
Ambiente externo - verificou-se os possíveis cenários nos próximos 5 a 10 anos. Espelhando-se no passado e nas mudanças conjunturais econômicas e na legislação. Observou-se a perspectiva e as opções para o futuro da instituição.

 

Ambiente interno - estudou-se suas forças, fraquezas, capacidades e competências.

FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Através da matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Oportunities ans Threats) - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; foi estabelecida a Estratégia.

 

Relacionou-se as oportunidades e as ameaças detectadas nas análises dos ambientes externo e interno.

 

Quadro de vulnerabilidade - ameaças que predominam no ambiente externo combinadas com fraquezas internas.

 

A ação estratégica recomendou analisar criteriosamente a missão da instituição e a sua sobrevivência.

 

OBJETIVOS
Resultados que devem ser alcançados para superar o desafio.

O objetivo só será possível em longo prazo e está vinculado ao fator financeiro.

 

Os resultados qualitativos foram iniciados e estão sendo morosamente alcançados com as medidas de desempenho.

 

O plano de ação estabelecido, com práticas a partir do ano de 2003, orientou a todos os responsáveis por áreas quanto às suas responsabilidades nas decisões e resultados. Os resultados através da produtividade passaram a ser referência.

 

SCORECARD
A filosofia do scorecard foi adotada para viabilizar o processo gerencial crítico.

Estabeleceu-se comunicação com os responsáveis de áreas;

Planejou-se e estabeleceram-se metas;

Melhorou-se o feedback.

Enfatizou-se a busca de objetivo financeiro (perspectiva) não alcançado.

Planejou-se e alinhou-se iniciativas para alcançar os clientes.

 

AVALIAÇÃO - SITUAÇÂO ABBR

A ABBR contratou a consultoria Ernst & Young para uma avaliação do seu processo gerencial e uma análise da sua situação, cujo trabalho iniciado em novembro/2005 prevê:

 

Fase 1 - Mapaeamento da Situação Atual, Análise Econômico-Financeira e Estratégica.

 

Fase 2 - Suporte na Busca de Investidores / Parceiros Estratégicos.

 

Rua Jardim Botânico, 660 - Jardim Botânico CEP 22461-000 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: +(21) (2294-6642) / 2294-9893 / 2294-8946

FAX: +(21) 2274-6942

©2005  - ABBR   

Creditos