Um marco histórico da Medicina de Reabilitação !

Em 05 de agosto de 1954, o arquiteto Fernando Lemos e o empresário Percy C. Murray congregaram um grupo da elite social do Estado em torno do nobre ideal de proporcionar aos deficientes físicos um atendimento médico diferente, pois englobaria todas as modalidades de assistência médico-social, até a conquista da sua independência e a consecução de emprego remunerado.

 

Era o início de uma nova era na Medicina de Reabilitação.

 

O primeiro passo dado foi a criação pioneira, no Brasil, da primeira escola de formação profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nos moldes do currículo da Escola de Reabilitação da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque/EUA.

O Centro de Reabilitação da ABBR foi inaugurado pelo Presidente Juscelino Kubistchek, em 17 de setembro de 1957.

 

A Escola de Reabilitação e o Centro de Reabilitação da ABBR nasceram sob a inspiração da filantropia, com o concurso diuturno e gratuito de uma plêiade de médicos que, ao longo de décadas, militaram, tanto no ensino, gerando novos profissionais, quanto no atendimento médico de pacientes, carentes de reabilitação.

 

A despeito de sua imensa folha de serviços prestados à comunidade, a ABBR, infatigável, continua lutando, com intrepidez e muito zelo, pela redenção dos nossos cidadãos atingidos por lesões, tênues ou graves. Seu sublime propósito persiste sendo REABILITAR.

Na foto, o Presidente da República Juscelino Kubitschek e sua esposa, juntamente com a

Sra. Malú R. Miranda, representante da ABBR na inauguração

do Centro de Reabilitação, em 1957.

 


Responsabilidade Social em Ação !

 

Rua Jardim Botânico, 660 - Jardim Botânico CEP 22461-000 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: +(21) (2294-6642) / 2294-9893 / 2294-8946

FAX: +(21) 2274-6942

©2005  - ABBR   

Creditos