Responsabilidade Social da ABBR

As atividades do Programa de Responsabilidade da ABBR, inspiradas na filantropia, baseiam-se no bem-estar pleno do homem e na observância dos princípios éticos e da transparência.

 

A sua atuação no 3º Setor, iniciada de forma pioneira há meio século com a fundação da 1ª Escola de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do país, nos moldes curriculares da Universidade da Colúmbia - EUA, tem como principal objetivo a introdução da cultura da Reabilitação na sociedade através da formação de profissionais especialistas, com a eficiência e a eficácia necessárias à busca da excelência, dirigida à Reabilitação de Portadores de Necessidades Especiais.

 

Esta reflexão nos remete a 17 de setembro do ano de 1957, ocasião da cerimônia de inauguração das novas instalações, com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitschek, acompanhado de sua digníssima esposa Sra. Sara Kubitschek e do Exmo. Prefeito do Distrito Federal,

Dr. Francisco Negrão de Lima, entre outras autoridades presentes. Evidenciava-se, assim, o reconhecimento da importância social desta Benemérita Instituição. Registra-se, ainda, a participação da ABBR na implantação do Centro de Reabilitação de Brasília, o renomado Hospital Sarah Kubitschek, a convite do então Presidente JK, à época.

 

Desta forma, apresenta-se imensurável a contribuição da ABBR no desenvolvimento da Medicina Física e de Reabilitação no país, considerando-se, ainda, sua relevante atuação assistencial aos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. 

 

Atualmente, em torno de 76% dos cerca de 3.600 pacientes em tratamento na instituição são oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde), cuja tabela remunerativa não alcança os custos mínimos dos serviços multidisciplinares de Reabilitação, serviços estes, há de se salientar, prestados dignamente às crianças, aos jovens e aos idosos portadores de necessidades especiais. Sendo assim, verifica-se um aumento progressivo do desequilíbrio econômico-financeiro da instituição, configurando-se, desta forma, um ciclo vicioso ameaçador à sua sobrevivência, e que vem a comprometer o seu processo de reestruturação, iniciado em 2.000.

 

Em reconhecimento à sua atuação, a ABBR tem recebido inúmeras honrarias de organizações privadas e públicas, entre elas o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, conferido pelo Ministério da Justiça, em 1999.

 

Tratando-se de uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal, estadual e federal, vinculada ao SUS, julgamos ser meritório e justo o apoio das instâncias governamentais, sem o qual, não há condições para o fiel cumprimento de sua nobre missão institucional.

 

Agradecemos aos nossos pacientes, razão de ser da instituição, conselheiros, legionárias, contribuintes-mantenedores, aos parlamentares, os quais distinguiram a ABBR com emendas individuais e coletivas, e, em especial, ao nosso corpo funcional, pela dedicação e empenho pessoal no atendimento digno, eficiente e sobretudo humanizado.

 

ABBR - Pioneirismo e vocação na Medicina de Reabilitação.

 

 

 

Imagine uma Instituição em que crianças, adultos e idosos
são atendidos dignamente, recebendo atenção à sua saúde,
sendo reabilitados para a vida e reintegrados na sociedade.
Assim é a ABBR: “uma casa de esperança”.

Rua Jardim Botânico, 660 - Jardim Botânico CEP 22461-000 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: +(21) (2294-6642) / 2294-9893 / 2294-8946

FAX: +(21) 2274-6942

©2005  - ABBR   

Creditos