A Instituição e suas Origens

A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação - ABBR, localizada na Rua Jardim Botânico, nº 660 - Bairro Jardim Botânico, na cidade do Rio de janeiro, foi fundada em 5 de agosto de 1954 e registrada no Conselho Nacional de Serviço Social sob o nº 8399, em 02/07/1956. Associada à REABILITATION INTERNATIONAL, recebeu o prêmio de Direitos Humanos criado pelo Decreto de 08/11/1995, na categoria das organizações não governamentais - 1º lugar, no ano de 1999. Esta premiação foi instituída pelo Governo Federal através do Ministério da Justiça.

 

A ABBR é considerada Entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, pela Lei nº 892, de 14 de novembro de 1957 e pelo Decreto Lei nº 43.890 de 10 de junho de 1958, respectivamente; e reconhecida, por toda a sua ação pioneira nas atividades de Reabilitação, como Centro de Referência Nacional e instituição de notório saber.

 

Criada com o objetivo de proporcionar aos deficientes físicos um atendimento médico diferente (pois engloba todas as modalidades de assistência médico-social) com a conquista de sua independência e a consecução de emprego remunerado.

 

Em 51 anos, acolheu mais de 300 mil pacientes. Hoje, realiza cerca de 3000 procedimentos, por dia, com média de 3.600 pacientes em tratamento.

 

É uma Instituição de Reabilitação e Hospitalar, de caráter privado, no âmbito da reabilitação do deficiente físico, envolvendo a assistência médica, fisioterápica, educacional, psicológica e outras, incluindo cirurgias do aparelho locomotor, além de contribuir como centro de pesquisas, formação, aperfeiçoamento e intercâmbio de profissionais na sua área de atuação. Faz parte da instituição uma oficina ortopédica onde são fabricadas órteses, próteses e calçados ortopédicos, que são fornecidas aos pacientes em tratamento.

 

A Instituição atua como centro de referência para o Estado do Rio de Janeiro, em função da multidisciplinaridade e integralidade de tratamentos em reabilitação.

Tem um papel representativo na região e em todas as localidades circunvizinhas, como Centro de reabilitação / Hospital integrado, de atendimento ao paciente do SUS (Sistema Único de Saúde).

A ABBR atende a crianças, jovens, adultos e idosos.

Missão
Nosso desejo é que as pessoas, mesmo que impossibilitadas de exercerem algumas de suas potencialidades, possam ter a alegria de viver e contribuir para a Sociedade.

Visão
Uma instituição saudável e eficiente,
mantendo-se na condição de pioneira
no Brasil em Reabilitação.

 

Valores
Colocar os seus serviços a todos que dela precisem, quer tenham recursos ou não, independentemente da concepção político-filosófica, raça ou religião.

A ABBR não discrimina ninguém.


Atuar com profissionalismo e transparência.
Respeitar os Direitos Humanos, honrando o prêmio recebido em dezembro de 1999.
Valorizar seus colaboradores e contribuintes-mantenedores.
Valorizar todos os diplomas recebidos.

 

 

A Sociedade Participa da ABBR.
Acreditamos no processo de REABILITAÇÃO à vida...
Ajudamos aos menos favorecidos.


Contribuintes-Mantenedores: verdadeiros AMIGOS da ABBR.
São eles que estimulam com solidariedade a melhora dos indicadores sociais da ABBR.

 

Rua Jardim Botânico, 660 - Jardim Botânico CEP 22461-000 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: +(21) (2294-6642) / 2294-9893 / 2294-8946

FAX: +(21) 2274-6942

©2005  - ABBR   

Creditos